delicia de receita
 
Página Inicial Acompanhamentos Aves Bebidas e Coquetéis Biscoitos Bolos Carnes Congelados Doces e Sobremesas Docinhos Lanches e Sanduíches Massas Molhos e Cremes Pães Patês Peixes Pizzas Receitas Light Recheios e Coberturas Saladas Salgadinhos Sopas Sorvetes Tortas Doces Tortas Salgadas Vegetarianas   Envie sua ReceitaGanhadores DicasNutrição Entre em Contato  

 

 
   

Nutrição

 

Simone Medeiros Corrêa é nutricionista, formada pela Universidade Federal de Pelotas e atua na área nutricional desde 1998.

Possui especialização em administração da produção e nutrição clínica; aperfeiçoamento em vigilância sanitária pela Fiocruz e curso de extensão em nutrição funcional, fitoterapia e técnica dietética, capacitação em Nutrição e estética.

Atualmente trabalha em Blumenau e para os internautas do Delícia de Receita, trará informações importantes para uma boa alimentação e cuidados com o seu organismo.

 

 

 

USO MODERADO DAS CASTANHAS

As nozes, as castanhas do pará, as castanhas de cajú, o amendoim, as avelãs, a macadâmia são sementes oleaginosas. Elas fornecem gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que são fundamentais ao funcionamento do organismo. São fontes de proteínas, magnésio, vitamina E, zinco, cálcio, ferro, fósforo.
Essas sementes são boas opções para ajudar a diminuir a incidência de câncer, cardiomiopatias, melhorar o sistema imunológico, potentes antioxidantes, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumento o colesterol bom (HDL) e diminuem o processo inflamatório, além de deixar a pele bonita por mais tempo. O FDA (Food na Drug Administration) sugere o consumo de 1 ½ porção de nozes por dia (9 nozes) como parte de uma dieta pobre em colesterol e gorduras saturadas podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Chamo atenção também o lado negativo de ingerir muito essas sementes: são muito calóricas e a castanha- do-pará possui efeito tóxico se consumido em excesso .
Qualquer porção de 30g de nozes por exemplo (6 unidades) possuem 206 kcal sendo 19 gramas de gordura. As calorias das sementes oleaginosas não diferem muito, a castanha-do-pará possui 643 kcal/100g, a castanha de cajú 570 kcal/100g, a noz 620 kcal/100g e amêndoa 581kcal/100g. O exagero pode sem dúvida ajudar a aumentar o peso. O consumo dever ser pequeno se for usado diariamente como parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
A castanha-do-pará, uma unidade grande, já consegue atingir a recomendação de 55 microgramas de selênio no dia. O limite máximo está em 400 microgramas por dia para homens e mulheres entre 31 e 70 anos, ou seja se diariamente houver consumo de muitas castanhas e superar o valor de 800 microgramas por dia, pode ocasionar o efeito contrário. O mineral selênio em excesso é tóxico e causa queda de cabelo, unhas frágeis e quebradiças, dentes frouxos, gosto metálico na boca, hálito odor de alho, pigmentação vermelha nos dentes e dor de cabeça. Portanto o consumo dever ser moderado. Claro que em ocasiões especiais, um happy hour, se houver exagero no consumo não irá causar nenhum problema. O importante é no dia-a-dia consumir de forma moderada esses alimentos.
O uso moderado das sementes oleaginosas nos lanchinhos entre as refeições pode ajudar a diminuir o apetite. A sugestão é consumir 4 a 6 unidades de castanha de cajú, ou nozes ou amêndoa.
Na compra destas sementes é melhor optar por sementes com a casca para garantir uma boa qualidade. Nas compras de sementes descascadas opte por comprar aquelas que são inteiras para evitar a oxidação das boas gorduras. A conservação deve ser em lugar fresco, escuro, em potes bem fechados, melhor ainda se guardar na geladeira . Cuidado ao comprar castanhas de cajú torradas. Deve-se verificar no rótulo se há a gordura vegetal hidrogenada, nesse caso troque de marca.
A dica de consumo das sementes oleaginosas vale para toda alimentação: Coma um pouco de tudo, de forma racionada.

 

Veja artigos anteriores:

27/04/2009 - USO MODERADO DAS CASTANHAS
23/02/2009 - DICAS DE NUTRIÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS
01/02/2009 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA CRIANÇAS
06/01/2009 - ALIMENTAÇÃO ATUAL DO BRASILEIRO
09/12/2008 - LIPOSTABIL
27/11/2008 - Obesidade Infantil
23/11/2008 - Alimentos funcionais

 

 

 

OLÁ,

 


 
Documento sem título

| Contato | Política de Privacidade | Regulamento | Envie Sua receita | Dicas | Nutrição | Orkut | Parceiros | Denuncie |

Copyright© 2008 - www.deliciadereceita.com.br - Todos os direitos reservados (All Rights Reserved).
Delícia de Receita - Portal de culinária onde o internauta pode postar receitas, fotos e gerenciar comentários.